Município debateu os cinco eixos do tema da Conferência e elegeu duas delegadas

Na segunda-feira, 30, na Sala do Empreendedor Otélio Drebes, foi realizada a 12ª edição da Conferência Municipal da Assistência Social. O evento foi organizado de forma conjunta da Secretaria da Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, sendo realizada na forma hibrida e com todos os protocolos sanitários sendo respeitado.
Os palestrantes Rudnei Borges e Daniela Arns, do Conselho Estadual de Assistência Social debateram o tema da Conferência: o direito do povo e dever do Estado, com o financiamento público para o enfrentamento as desigualdades, pela plataforma digital. Os palestrantes, também, debateram os cinco eixos temáticos da Conferência:
1 – a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
2 – financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para as garantias dos direitos socioassistencial;
3 – controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
4 – gestão e acesso às seguranças socioassistencial e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais e de proteção social;
5 – atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.
Após a fala dos conferencistas os participantes do evento debateram os respectivos eixos, no turno da tarde, que se consolidará em um relatório final. Na sequência os participantes elegeram Rosangela Kuball da Silveira e Selma Duarte como delegadas municipais para participar e representar o município na 14ª Conferência Estadual da Assistência Social, que se realizará em outubro.
- Acreditamos que as políticas públicas só serão realmente efetivas com a participação dos usuários e de toda a rede. Um diálogo que estamos iniciando e buscamos consolidar, cada dia mais, falou a presidente do Conselho Municipal, Rosangela Kuball da Silveira.

Data de publicação: 31/08/2021