Nesta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação realizou a II Formação Continuada da Rede Pública, com o tema: Implementação da Cultura Gaúcha no currículo da Rede Municipal de Ensino de São Jerônimo, ministrado pela professora Alessandra Silveira, na Sala do Empreendedor Otélio Drebes, na sede do município. No dia 23 deste mês, a Formação foi realizada na Escola Municipal Olavo José Rada, no interior.
Com a gestão da Secretária de Educação, Maria Nazaré Dias Dorneles e organização da equipe pedagógica da SME: Lourdes Eliane, Denize Manito, Kelen Vasco, Cláudio Prates, o projeto é baseado na ideia de promover a integração dos alunos, através do universo cultural gaúcho, contribuindo para o desempenho escolar e socialização, além de ter como fio condutor, disseminar a Cultura e os costumes do Estado, por meio da oferta de conteúdos ligados à história, geografia, literatura e folclore do Rio Grande do Sul e com isso despertar, de forma lúdica e prazerosa o gosto pela tradição Gaúcha, sendo a escola fomentadora, através de atividades Pedagógicas que contemplam o resgate da nossa cultura e a nossa história.
O resultado teve a adesão dos alunos, que primeiramente realizaram uma pesquisa de campo (entrevistas com seus familiares, pais e avós) a cerca dos brinquedos e brincadeiras que realizavam enquanto crianças. A partir disso, a turma confeccionou brinquedos, expondo os mesmos para cada qual na sua especificidade, com isto, realizando a integração entre as escolas da sede e do interior com a comunidade escolar.

Data de publicação: 29/06/2022