GOVERNO MUNICIPAL ENTREGOU A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARA A COMUNIDADE DE CAMPO BOM

A Administração Municipal de São Jerônimo entregou, na terça-feira, 21, para a comunidade da localidade de Campo Bom, a Unidade Básica de Saúde Décio Marques de Souza. Uma Unidade de Saúde reformada e ampliada, que terá atendimento médico de saúde da família, atendimento odontológico, atendimento de ginecologista/obstetrícia, serviços de enfermagem e acompanhamento de Agente de Saúde.
A Unidade conta com uma área total de 147,37m², sendo 95,45m² de área reformada e 51,92m² de área ampliada para ser um Ponto de Apoio ao Atendimento ESF 4. O investimento total foi de R$ 214.658,47, sendo que R$ 114.658,47 destinados à construção, foi proveniente de recursos municipais da saúde e R$ 100.000,00 destinados à aquisição de equipamentos, decorrente de emenda parlamentar dos Deputados João Derly, Henrique Fontana, José Stédile e Jerônimo Goergen.
A reinauguração desta Unidade de Saúde é um marco transformador da atenção primária em São Jerônimo. Em 2016, a cobertura de atenção básica em nosso município era de apenas 11,73%, sendo uma das piores coberturas de atenção básica do Rio Grande do Sul. Em 2017, a Administração Municipal adotou o modelo de Saúde da Família, implantando 3 equipes de saúde, o que, associado a outras ações de atenção básica, elevou os índices de cobertura para 60,29% em janeiro de 2018.
Para organização e territorialização da população de usuários do Sistema de Saúde, o município foi dividido em quatro áreas de saúde, criando condições para atender a população de forma organizada, levando o atendimento a todas as localidades do nosso imenso território.
A área de saúde 4 compreende a região de: Morrinhos, Rincão dos Coreia, Morrinhos Alto, Palmeira, Quitéria, Campo Bom, Gramal, Costa do Sutil, Sultilzinho e Santa Elizia.

Data de publicação: 24/09/2021