Alunos e servidores da escola realizaram uma caminhada pelo Bairro São Francisco, em São Jerônimo.

Na manhã desta segunda-feira, 8, os alunos, professores, atendentes e estagiários da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEI) Judith Vieira Schwengber realizaram uma caminhada pelo Bairro São Francisco, em São Jerônimo, distribuindo panfletos de orientação para prevenção do câncer de mama. Vestidos de rosa, eles levaram adereços, balões e muita alegria em comemoração ao Outubro Rosa, mês de maior atuação e orientação na prevenção do câncer de mama.

Engajada na campanha, a escola destaca a boa receptividade dos moradores do bairro aos participantes da caminhada.

Outubro Rosa

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.
A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Data de publicação: 08/10/2018

Compartilhe!