A CIDADE
Em outras épocas, esse município denominava-se "Passo das Tropas". Atualmente liga-se ao fato de ter sido encontrada a Imagem de São Jerônimo numa embarcação ancorada na praia da povoação.
A origem predominante de seus habitantes foi luso-brasileira.
São Jerônimo, após atingir grande desenvolvimento econômico, consegue emancipar-se de Bom Jesus do Triunfo.
São Jerônimo, uma cidade forjada pelo minério e a pecuária
CULTURA
São Jerônimo tambem já foi palco do maior Carnaval do estado do Rio Grande do Sul. Desde 1927 até meados dos anos 80. As duas entidades carnavalescas mais antigas da cidade e que rivalizaram por décadas, são a Sociedade Carnavalesca Não Sae, fundada em 1927 e que defende as cores Vermelho e Branco e a Sociedade Carnavalesca Batutas, fundada em 1928 e que defende as cores Azul e Branco.
Outras entidades surgiram no fim da época de ouro da festa de momo na cidade, tais como: Sucatão, Imperatriz e Praiana.
Outro evento que se destaca no município até os dias de hoje é a Gincana Cultural de São Jerônimo, que acontece no mês de Setembro e movimenta toda a cidade. Considerada por muitos a maior Gincana Cultural do estado do RS, iniciou em 1983 e conta, atualmente com a participação de quatro equipes: Equi Medonhos, Equipe Águia de Fogo, Equi Poupança e Equipe Força Shalom-Kamikaze (Força SK).
Estas equipes todas são filiadas à Liga Independente das Equipes da Gincana Cultural de São Jerônimo, que é responsável pelo evento. Dentro da gincana, ocorre o Show das Equipes, que é um evento em que cada equipe apresenta um show que mistura dança e teatro, com riquíssimas produções de cenários, figurinos, maquiagens, efeitos de luz e efeitos especiais. Fora isso, a Gincana conta com mais de 100 tarefas e uma disputa acirrada pelo título.
Equipe Águia de Fogo - 16 títulos da Gincana e 14 do Show
Equi Medonhos - 7 títulos da Gincana e 2 do Show
Equi Poupança - 4 títulos da Gincana e 6 do Show
Equipe Força SK - 1 titulo da Gincana e 1 do Show