ENTRE ROTAS E ROTEIROS A CONECTIVIDADE E SEGURANÇA NOS GUIAM

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) disponibiliza aos municípios um software de e -governança no intuito de sistematizar e organizar o setor do transporte escolar dos estados e municípios brasileiros. Esse software foi desenvolvido pela CECATEC/UFG em parceria com o FNDE que tem como premissa tornar mais eficiente a gestão do transporte escolar, que é uma das áreas da pasta da Educação que exige um olhar pormenorizado diariamente.

O município de São Jerônimo apresenta em sua geografia uma grande extensão de área rural, onde a maioria das escolas da rede pública municipal está localizada no interior, totalizando 7 unidades escolares, todas com acesso via “estrada de chão”. A organização de cada ano letivo exige um planejamento preciso, pois, além da frota própria a demanda requer contratação de empresas terceirizadas que adentram as ‘‘regiões mais longínquas” transportando com segurança o nosso bem mais precioso: nossos alunos. Atualmente nosso público é de 640 alunos, sendo que 135 na sede (área urbana) e 505 no interior.

Devido ao excerto do parágrafo supracitado, fica evidente que nosso município apresenta inúmeras singularidades e essa adesão possibilita, juntamente com a plataforma CONVIVA, gestão (Controle apurado) da frota, gestão de roteiros e situação dos veículos, bem como manutenção e tudo que diz respeito a esse gerenciamento de forma transparente, eficaz e eficiente, pressupostos imprescindíveis da administração pública. É possível ainda registrar cursos, licenças automotivas e todo aparato técnico que a logística exige, o que permite um controle sistemático dos profissionais. Alunos também podem ser inseridos nesse sistema, a partir das matrículas, o que permite o acompanhamento diário de seu deslocamento para a escola e vice-versa. No controle das rotas é possível colocar o endereço por coordenadas de ‘’GPS’’ tanto de forma manual quanto a importação de dados diretamente do ‘’GPS’’.

O cálculo total da quilometragem e de tempo médio das rotas ajuda muito no controle, pois somos um município que possui 19 roteiros entre Rural e Urbano, totalizando uma quilometragem diária de 1527km, com um tempo médio de 97 minutos de cada roteiro. Ter todas essas informações monitoradas, através da tela do computador, é algo inovador que nos mostra o quanto a tecnologia é importante no cotidiano contemporâneo.

Além de toda funcionalidade desse sistema que possibilitará a excelência, Rafael Pereira, o coordenador do setor de transporte municipal ainda destaca: o sistema é distribuído gratuitamente sob a licença de software live MIT que possibilita o compartilhamento e modificação do código do mesmo por terceiros, pois foi projetado com intuito de não depender de nenhum software proprietário. Fato esse que permite sua utilização sem ter de licenciar programas independentes. O mais interessante é que possui flexibilidade suficiente para operar sem internet e não necessita de muitos dados para a sua funcionalidade.

São Jerônimo vem utilizando a plataforma CONVIVA que já nos possibilitou ser destaque no Brasil, na ferramenta do transporte escolar. Fato que nos orgulha, pois mostra nosso esforço diário na tentativa de, cada vez mais, tornar eficaz todos os setores da pasta da Educação. Aliás, foi através de um informativo da plataforma supracitada que conhecemos esse sistema (SETE) e resolvemos configurá-los a fim de unificar os diversos aspectos realizados e, paralelamente a ferramenta transporte escolar, do Conviva deixando nosso município numa condição promissora.

Sistematização, agilidade, maior controle logístico de todos os âmbitos, transparência e eficiência. A gestora da pasta, Nazaré Dias Dornelles orgulha-se muito de sua equipe e dessas conquistas que dialogam entre si: Tecnologia + produtividade que resultam em excelência na gestão do transporte escolar e transparência pública.

Data de publicação: 23/11/2021