A Coordenadoria de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Escritório Municipal da Emater de São Jeronimo, concluiu no dia 30, a etapa das inseminações artificiais das matrizes bovinas.

A Coordenadoria de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Escritório Municipal da Emater de São Jeronimo, concluiu no dia 30, a etapa das inseminações artificiais das matrizes bovinas do grupo que está recebendo acompanhamento e assistência técnica para implementação da técnica de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). O grupo é composto por 7 famílias de pecuaristas familiares das localidades de Morrinhos e Rincão dos Correas. Foram contabilizados 125 animais inseminados.
A IATF é uma tecnologia que permite sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas, através de uma sequência de tratamentos hormonais. Dessa forma é possível realizar a inseminação artificial das matrizes em um momento determinado, com menor uso da mão de obra devido a sincronização das tarefas e dispensa da detecção de cio. Além disso, essa técnica garante uma padronização do rebanho, podendo inclusive trazer vantagens para a comercialização.
Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações que estão sendo executadas junto aos pequenos e médios agricultores e pecuaristas familiares no município de São Jerônimo buscando a qualificação da Pecuária Familiar. Também estão disponíveis para o público, orientações sobre o manejo nutricional e sanitário dos rebanhos, melhoramento genético, otimização de pastagens, acompanhamento técnico e continuado, entre outras ações.
Para mais informações sobre essa e outras ações procurem as equipes técnicas da Coordenadoria de Agricultura e Emater-RS/ASCAR do Município de São Jerônimo.

Data de publicação: 07/12/2022