A prefeitura municipal de São jerônimo está autorizando os comerciantes à instalarem os Parklets no centro da cidade. As estruturas são mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. Elas são uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência para qualquer pessoa que passar por ali. Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos de conforto e lazer.
Assim, enquanto duas vagas de estacionamento na rua são utilizadas por até 40 pessoas por dia, um parklet atende 300 pessoas neste mesmo período, além de promover uma maior interação social entre os cidadãos, melhorando a convivência de todos e promovendo o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis.

Os Parklets também são ideias para atrair clientes em comércios e proporcionar-lhes uma experiência agradável. Uma pesquisa realizada em Nova York divulgou que sua instalação em frente a comércios gerou um aumento de 14% no consumo destes. Os donos de restaurantes, bares e lancherias poderão requisitar a autorização de instalação na sala do empreendedor Otélio Drebes.

Fonte: Portal de Notícias

Data de publicação: 25/01/2019